Solstício de Dezembro (2018)

Ao longo do ano, há 4 momentos cruciais que assinalam o início das estações e renovam a energia na Terra. Estes momentos são os equinócios e os solstícios que ocorrem quando o Sol ingressa num signo cardeal (Carneiro, Caranguejo, Balança ou Capricórnio).

Hoje, dia 21, o Sol entra em Capricórnio, marcando o solstício de Dezembro – começa o Inverno a norte do equador e o Verão a sul. O mapa astral do momento do solstício mostra os principais desafios e oportunidades que estarão activos de 21/12/2018 a 20/03/2019.

Neste mapa, o Sol (a luz) está conjunto a Saturno em Capricórnio (planeta e signo da exigência) acentuando o convite ao desenvolvimento de rigor, disciplina, seriedade e estratégia.

Na verdade, há já um ano que Saturno nos exige um nível superior de maturidade e de controlo sobre as nossas vidas. Para tal, tem-nos confrontado com os erros e as responsabilidades que já não podemos ignorar e tem-nos questionado sobre as ambições, o progresso feito, o rumo da vida profissional, o contributo que fazemos para a sociedade e, acima de tudo, sobre a realização das aspirações da alma.

Neste período, seremos sistematicamente recordados da necessidade de nos avaliarmos, de traçarmos planos de reestruturação pessoal, profissional e social… e de cumprirmos esses planos!

Aqui está o principal desafio dos próximos 3 meses: sermos capazes de cumprir os compromissos e planos, apesar das dificuldades. A que se deverão as dificuldades?

  • Às crises de autoestima (Vénus em Escorpião);
  • Ao senso de estarmos perdidos e de sermos incapazes de corresponder às exigências (Sol em quadratura com Marte-Quíron em Peixes);
  • Ao desânimo devido à ineficácia das acções motivadas por excesso de idealismo (Marte em Peixes);
  • Aos episódios de rebeldia para fugir à pressão da realidade (Sol em trígono com Urano retrógrado em Carneiro);
  • À tendência à dispersão, à dúvida e ao risco de incoerência (Lua em Gémeos em quadratura com Marte em Peixes e Mercúrio-Júpiter em Sagitário em quadratura com Neptuno);
  • À maior permeabilidade à manipulação e à propaganda (Vénus em Escorpião em trígono a Neptuno e Mercúrio em quadratura com Neptuno).

É fundamental não nos deixarmos iludir nem desviar das batalhas correctas assim como garantir que estamos alinhados com a nossa ética, evitando esquemas e tentativas de fuga à responsabilidade.

Mas, os próximos 3 meses têm também importantes oportunidades: o cérebro direito estará mais activo e ávido por imagens, música e metáforas, potenciando os processos terapêuticos, a criatividade e a intuição. Os chamamentos da alma estarão mais fortes e muitas serão as inspirações para experimentar outras possibilidades, assim como para perdoar e encontrar as ideias e linhas de diálogo que nos libertarão de relacionamentos tóxicos e de dívidas aprisionadoras. A sensibilidade (artística e empática) estará em alta e se houver verdadeiro esforço altruísta e habilidade com as palavras é possível, neste período, ter aprovação para dar vida aos ideais e às criações que favoreçam objectivos colectivos.

Feliz Solstício!

Lua Nova em Sagitário com Mercúrio estacionário

Mercúrio estacionário, Lua Nova em Sagitário quadratura a Marte-Neptuno

Numa manhã de Mercúrio estacionário e Lua Nova em Sagitário em quadratura com Marte-Neptuno, levantas a cabeça em direcção ao teu horizonte, mas o tempo é de nevoeiro e não vês muito mais do que 2 ou 3 palmos à frente do nariz. Gostarias de chegar já ao destino que imaginas cheio de glórias e choras as densas nuvens que te impedem de ver com clareza o percurso.

Uma estranha certeza faz-te acreditar que, para lá desta zona de névoa em que estás, o cenário vai ser bom e belo, sentes que é promissor e, por isso, gostarias de avançar mesmo às cegas, com fé que serias bem guiado/a por um poder divino, superior.

Felizmente, uma parte de ti sabe que nem tudo é uma questão de fé e que às vezes faz falta um pouco de café para abrir a pestana e despertar a atenção e a razão quando elas estão adormecidas. É que numa viagem destas (quase uma missão) há que verificar o sentido, gerir esforços e contornar obstáculos, senão… será uma desilusão!

A aventura que te conduzirá ao paraíso vai certamente começar, mas antes pára, certifica-te que não estás a fugir a um compromisso e se necessário ajusta a tua rota! O convite no imediato é para esperar, observar com os olhos bem abertos e, antes de partir, garantir que não vais delirante em busca de miragens esfumadas e que levas na mochila não só boa vontade e inspiração mas também as recentes aprendizagens sobre excesso de expectativas, liberdade, sombra e abuso de poder.

De mapa na mão e com um novo sentido, faz uma boa viagem!