Mercúrio oposto a Neptuno

mercurio-oposto-neptuno
(Foto de Raquel Dora Pinho)

Se, hoje (tal como ontem), a memória te falhar e o teu plano abortar…Se as informações soam confusas e as ideias luminosas ficam difusas… Se os pensamentos se tornam inexplicáveis e os códigos indecifráveis… Se nem sabes o que pensas nem como perdeste as ferramentas… Se não consegues prever nem calcular e desistes antes de negociar…Se a garrafa se entorna sobre os papéis e as tarefas são infinitas e intermináveis… Sabe que não é um infortúnio: é sinal que Mercúrio está oposto a Neptuno!

Então, é tempo para conectar com símbolos e outros mundos e deixar os sonhos soltos, vagabundos. É fazer do mais pequeno ponto janela para a imensidão e olhar com pureza, sem opinião. A curiosidade quer expandir-se como um gás quente e a língua oscilar entre suspensa e fluente, para expressar larga perspectiva ou a mentira, enquanto Mercúrio toca a sua lira. Com a música, perde-se na análise e na razão, mas ganha-se na síntese, no encantamento e na imaginação, que molham com seus óleos os teus pós e areias soltas – da unção serpentes elevam-se brilhantes, absortas.

Saturno directo: tempo de avançar, progredir e realizar

Saturno directo 2018
(Foto de Raquel Dora Pinho)

Depois de 5 meses em retrogradação, Saturno estacionou ontem e vai retomar o seu movimento directo, precisamente no grau em que estava em meados de Janeiro.

 

Aqui ficam umas notas, em jeito de exercício:

  • Recua até Janeiro. Recorda como estavas nessa altura e qual era o estado dos assuntos que tinhas responsabilidade de organizar, gerir e resolver. Recorda o cenário, os desafios que tinhas em mãos e a voz severa que exigia seriedade, compromisso, realização. Recorda se tinhas objectivos e quais eram. Recorda o peso do tempo de Janeiro.
  • Avança mentalmente para Abril e avalia se, entre Janeiro e Abril, usaste bem o tempo e a tua energia para progredir nessa empreitada. Talvez os erros se tenham revelado, talvez fosse preciso maior realismo para reposicionar a fasquia, ou talvez fosse necessário mais esforço, mais tempo, mais clareza, outras ferramentas ou até um plano diferente. Ou, quem sabe, talvez não fosse preciso mais nada além de assumires o teu devido lugar na hierarquia e executares dia-a-dia as ordens da tua alma – que mais não são que o chamado, o étimo da vocação!
  • Percorre agora na tua mente o período entre Abril e Setembro. Nestes cinco meses de retrogradação de Saturno, não faltaram certamente oportunidades para testar (nos bastidores, na oficina, no papel ou na imaginação) os limites dos teus projectos e as reais capacidades de realizares a tua ambição. Este importante período que terminou ontem ter-te-á mostrado o que definitivamente não funciona, o que não dá bons resultados e que por isso deve ser deixado para trás. Do mesmo modo, nesta fase, aquilo que se revelou construtivo, funcional e estruturante (apesar de trabalhoso) pode e deve ser seriamente aplicado, replicado e reforçado em nome da construção de um futuro melhor.
  • Avança então agora até ao dia de hoje e sente como estás em muito melhores condições do que estavas em Janeiro ou em Abril, apesar dos atrasos e da aparente falta de concretização exterior. Mas não te iludas: a pressão para organizar, gerir e resolver (que começou em força com a entrada de Saturno em Capricórnio) é a mesma ou até maior! A diferença é que agora sabes melhor o que na prática funciona e o que não funciona para ti, sabes melhor quais são as pedras sólidas em que podes apoiar os pés para avançar no caminho!
  • Com toda esta experiência e novo conhecimento, avança agora em direcção ao futuro que queres construir; porque se tens vindo a fazer a tua parte, a Vida, em reconhecimento pelo teu esforço, abrir-te-á as portas que gradualmente te darão acesso a um tempo de maior progresso e a um mundo de realização.