Vénus em Balança em quadratura com Plutão em Capricórnio

Vénus em Balança em quadratura com Plutão em Capricórnio

Nas últimas semanas, várias mudanças de energia se têm vindo a revelar “assim na terra como no céu”. Nesta fase, um dos aspectos astrológicos mais relevantes que se faz sentir é a quadratura de Vénus em Balança com Plutão em Capricórnio. Este aspecto tem estado activo sensivelmente desde 18 de Agosto e continuará a fazer-se sentir até 5 de Setembro.

É interessante analisar este aspecto agora, não só porque está exacto hoje, mas principalmente porque afecta algo a que somos todos sensíveis: os relacionamentos.

Por estes dias, cada um de nós, no seu contexto individual (especialmente quem tem no seu mapa astrológico posicionamentos em Balança), tem sido conduzido por Putão até ao “inferno” das suas relações pessoais. Conflitos, hesitações, renegociações, experiências emocionais poderosas e fortemente transformadoras manifestam-se e não devem ser ignoradas. É que Plutão, escarafuncha, abre profundos buracos no chão e não há alicerce relacional, contractual e de interacção social que não esteja, agora, a ser impiedosamente auditado e recondicionado.

Sentimentos que foram enterrados vivos vêm ao de cima para serem assumidos e os que “vivem” de fachada social são sugados para o mundo dos mortos para serem devidamente reciclados. Intensa, pressionante e assustadora são eufemismos para a sensação que emerge no confronto com as sombras do nosso submundo relacional pessoal.

Neste processo nada simpático nem tranquilo – mas garantidamente importante – o convite dos céus é levar-nos a ganhar uma consciência mais clara do que está na raiz, na base dos nossos acordos, parcerias, relacionamentos e contratos.

É temor da solidão? É coacção e insegurança? É vontade de partilha e cooperação? É educação e necessidade de retribuir? É dependência? É interesse e ambição? É reflexo do que aprecias genuinamente? É amizade? É paixão? É show-off? É vontade de dizer sim ou incapacidade de dizer não? É sede de vingança? É obsessão? É amor?..  O que é isso que está por detrás dessa associação? Qual é a verdadeira essência da motivação para manter esse laço?

Reflectir (com ou sem a ajuda de um astrólogo) sobre as respostas a estas perguntas (ou outras adaptadas ao teu caso concreto) poderá ajudar a retirar as camadas que obscurecem o entendimento sobre o que é verdadeiro equilíbrio interpessoal e compromisso saudável.

Plutão em Capricórnio impõe (nesta quadratura) uma mudança de perspectiva e transformação dos moldes e termos dos relacionamentos. Diz-nos que é isto ou a morte (o fim).

A boa notícia é que, com Vénus em Balança, estamos no nosso melhor para debater, mostrar sensatez e ter jogo de cintura. Assim, havendo suficiente sinceridade no coração, seremos capazes de gentilmente ceder e deixar-nos conduzir por Plutão, buraco adentro, por entre as sombras das velhas estruturas da relação, fazer as mudanças… e desenterrar a paz!

O Sol entrou em Virgem: Critério, Foco, Ritmo!

Sol em Virgem 2018

Quase sem darmos conta, estamos no fim de Agosto e, como todos os anos por esta altura, o Sol entrou no signo de Virgem.

No momento deste ingresso (no dia 23) havia no céu um conjunto de posicionamentos astrológicos[1] que evidenciam uma mensagem com uma promessa e um aviso. Essa mensagem, que serve para os próximos 30 dias é, aos meus olhos, a seguinte:

Não há tempo a perder se quisermos aproveitar a oportunidade de grande eficiência e produtividade que o potencial deste ingresso “promete”. Agora, é preciso essencialmente CRITÉRIO, FOCO e RITMO.

 

[Quando o Sol entrou em Virgem formou um grande trígono com Urano em Touro e Saturno em Capricórnio o que indica que há um imenso potencial para colocarmos em funcionamento uma estratégia  para gerar verdadeira segurança e valorização pessoal].

 

Se no último mês tivemos muitos sinais e inspirações que apontaram para o que precisava ser mudado e para novas direcções criativas, agora é tempo de ser estratega (ter um plano) e pôr mãos à obra.

O problema é que de momento [com um grande trígono em terra] é muito fácil entrar num circuito fechado de actividades inúteis e obsessivas desligadas da vontade da alma ou até não fazer nada (esperando que tudo se resolva enquanto dormimos uma sesta reparadora ou aguardando que o entusiasmo recente passe como uma febre sazonal).

Então, para aproveitar a oportunidade de grande eficiência e produtividade destes dias e avançar sem perder tempo é preciso Critério, Foco e Ritmo.

Ter critério e manter o foco é escolher fazer agora com o nosso tempo e os nossos recursos apenas o que tem por objectivo realizar na prática as inspirações e as ideias que tivemos recentemente (na retrogradação de Mercúrio) e que fazem parte do plano que estabelecemos previamente, evitando distracções com pormenores que não acrescentam real valor e desviam do resultado pretendido. Criar ritmo é ser consistente no esforço e empenho, gerando as rotinas e os hábitos necessários que acabarão por se tornar uma segunda pele.

É certo que Marte ainda está retrógrado e que por isso as iniciativas custam mais, tudo pesa mais e leva mais tempo. Mas também é certo que Marte está já no limite da retrogradação (vai ficar directo no dia 27) e à medida que ganhe velocidade lançar-nos-á como uma flecha em direção ao nosso alvo – haja para tanto um bom plano que nos permita agir agora com critério, foco e ritmo.

 

 

[1] Sol em recepção mútua com Mercúrio em Leão; Sol em grande trígono com Urano e Saturno; Lua em Capricórnio; Marte em Capricórnio quase a estacionar para retomar o movimento directo.

Mercúrio retoma movimento directo em Leão

 

Ontem, dia 19 de Agosto, Mercúrio, depois de estar 3 semanas e meia em movimento retrógrado, estacionou para retomar o movimento directo!

Foram 3 semanas e meia de oportunidade de intenso contacto com o passado, de abertura a mensagens interiores e a visões inspiradas sobre um melhor futuro, de profunda limpeza de lixo pessoal e familiar acumulado durante séculos e de re-arrumação do que ficou decidido manter e usar daqui para a frente.

A somar a esta retrogradação de Mercúrio, tivemos simultaneamente mais 6 planetas em movimento retrógrado. O suficiente para nos levar a:

– revisitar, remexer no passado e resignificá-lo;

– aperceber de comportamentos repetitivos e automáticos (que provavelmente já não são úteis) e a considerar fazer diferente;

– sentir que o mundo interno é imenso e imensamente rico e poderoso (e que é no silêncio e no vazio que se capta melhor a mensagem que importa receber);

– descobrir um pouco mais da nossa verdadeira identidade e propósito.

Note-se também que tivemos recentemente 3 eclipses seguidos e que o último foi conjunto a Mercúrio. Por esse motivo, a mensagem de Mercúrio retrógrado em Leão terá sido provavelmente no sentido de mudarmos rapidamente os métodos e os meios que usamos para participar socialmente e para expor o que criamos.  

Para podermos fazer essas mudanças com sucesso talvez seja necessário deslocar a nossa expressão leonina no sentido de …:

… menos exibicionismo  → mais autenticidade

… menos arrogância  → mais mérito

… menos dramatismo  → mais carisma

… menos megalomania  → mais criatividade

… menos vedetismo  → mais autoconsciência

… menos egocentrismo  → mais generosidade

… menos snobismo  → mais amor

… menos tirania  → mais alegria

 

Apesar de já estarmos bem no pino do verão (a norte do equador), poucas foram as oportunidades para rir e descontrair nestas últimas semanas, com tantas pendências a mastigar e resolver, urgências, imagens do submundo e do inferno, avarias, acidentes, atrasos, enganos, retrabalhos, desânimos e desencontros….

… mas Mercúrio estacionou e vai retomar o movimento directo, o que significa que vamos sentir novamente que a Vida flui e avança! E podemos perceber que depois de tanto esforço de limpeza, organização e arrumação (interior e exterior), de compreensão do passado e correcção de atitudes, não só sabemos um pouco melhor quem somos e ao que viemos, mas também abrimos espaço para novidades estimulantes e criações mais brilhantes. Estas novidades e criações irão manifestar-se ao longo dos próximos meses e tornar-se-ão mais claras a partir de 27 de Agosto.

 

Entretanto e para já, sente-se no ar um cheiro especial que anuncia que as verdadeiras “férias” (a alegria, o prazer, o optimismo!) agora é que vão começar!

E com elas…

o calor regressa ao peito,

o brilho  volta aos olhos,

a alegria torna à voz

e a presença toda se faz luz!

Ao nível do que é mais facilmente perceptível: os veículos voltam a circular, os computadores recomeçam a funcionar, os telemóveis voltam a tocar, a encomenda perdida é finalmente recebida, o desaparecido reaparece, a notícia chega, o projecto sai da gaveta, a resposta à dúvida esclarece e a nossa confiança cresce.