Hoje, dia 27 de Julho, vai dar-se um eclipse da Lua no grau 4 de Aquário. Na casa astrológica onde tenhas este grau podes estar a sentir uma importante tensão que convida à mudança.
Nas últimas semanas, não tem havido ânimo nem paciência para nada e ainda menos para pensar sobre eclipses! Felizmente, Mercúrio ficou ontem retrógrado o que pode ajudar a criar o espaço mental necessário para um entendimento mais profundo sobre as tensões que este eclipse vem activar.
Ficam aqui algumas notas:
Um eclipse da Lua por si só já agita emoções e convida a uma resolução drástica (uma mudança acelerada na área de vida em que ocorre), mas este não é um simples eclipse: tem uma história mal resolvida por trás.
Desde 26 de Junho (quando Marte ficou retrógrado em quadratura com Urano) a nossa capacidade de dirigir a nossa energia (vitalidade) produtivamente para fins exteriores (trabalhar, batalhar, fazer exercício, afirmar a nossa vontade, conquistar, tomar as rédeas dos acontecimentos) começou seriamente a diminuir e aquelas situações e experiências que, em Maio e início de Junho, nos estavam a motivar e pareciam estar muito bem encaminhadas começaram a arrastar-se, a complicar-se, a desgastarem-te e a irritarem-te – e já lá vai um mês!
Especialmente aqueles entre nós que têm posicionamentos astrológicos junto ou entre os graus 28 de Capricórnio e 9 de Aquário começaram a ser revisitados por toda a série de problemas que tinham ficado pendurados ou mal resolvidos no passado devido à inércia ou ao medo (do futuro, de seguir em frente, de ficar condicionado, de arriscar, de destoar e ficar à parte…).
Uma zanga e revolta interna por tudo o que sentimos que devíamos ter feito antes e não fizemos, por tudo a que cegamente obedecemos e a que nos deveríamos ter recusado, por tudo o que engolimos sem ter propriamente mastigado, deu-nos a volta ao estômago, apertou-nos o chacra do plexo solar, ferveu-nos os miolos, envermelheceu-nos o pescoço, engrossou-nos a jugular… e fez-nos (provavelmente) disparatar. Para os menos capazes de lidar com pressões, adivinho vistosas explosões.
O eclipse de hoje vai acontecer precisamente com a Lua cheia e a Cauda do Dragão a fazerem conjunção com Marte retrógrado e quadratura com Urano em Touro. Naturalmente, esta combinação vem reactivar ou acentuar com alta voltagem a tensão, a luta de egos, a impaciência, o sentimento de revolta e a frustração interna que se vêm acumulando.
Como a Cauda do Dragão tem tendência a levar-nos a escorregar na casca da banana do passado, repetindo comportamentos automáticos que não nos permitem avançar, o mais provável (para a grande maioria) é que o eclipse se manifeste em tremenda teimosia, gritos, pratos partidos, estilhaços e destruição de laços, na tentativa tosca de aliviar a pressão, fazer justiça e trazer libertação.
Mas eu acredito [e promovo – para isso escrevo!] que a nossa resposta pode ser muito, muito diferente, se soubermos parar e escutar o coração (que é o que nos pede Mercúrio retrógrado em Leão)! Isto porque em posição diametralmente oposta à do quezilento Marte e à da Lua passada (ups, eclipsada, quero dizer) teremos o Sol e a Cabeça do Dragão em Leão a apontar um melhor caminho, embora mais difícil porque para essa direcção não há uma resposta automática ou aprendida na manga, é preciso inventá-la e experimentá-la e não é nada confortável.
Este caminho para onde o Sol e a Cabeça do Dragão apontam é o da dignidade, da generosidade e do poder da criatividade de Leão face às tensões em Touro e Aquário.
- Dignidade: Vais agir para resolver as tuas tensões e conflitos mantendo a lealdade aos teus mais nobres princípios (quais são?), sem te precipitares pelo impulso e irritação do momento nem perderes a honradez e o sentido de quem és? Respeitas-te verdadeiramente ou deixas-te arrastar pela corrente (a corrente de pensamentos e emoções, a corrente das massas, etc.)?
- Generosidade: Podes irradiar carisma, humor e um grande sorriso compassivo mesmo se no teu processo de libertação pessoal alguém mais assustado com valores diferentes dos teus apontar uma arma ameaçadora ao teu grande e sensível coração? Podes ser luz e alegria para os dois, até que o outro recupere o seu centro?
- Criatividade: Vais inventar formas de aproveitar e curtir com genuíno prazer a vida como uma criança feliz ou vais perpetuar os velhos hábitos deprimentes de auto-sabotagem (desistindo antes de fazer um esforço), de auto-agressão (através de vícios e excessos, por exemplo) e dos comportamentos passivo-agressivos (vitimização, falhas deliberadas para engonhar, manipulação, “tanto me faz, decide tu”)? Consegues gerar uma atitude nova de poder e força para a tua identidade com a qual te permites dizer o que queres e sentes com verdade e abertura sem brusquidão, frieza, distanciamento e ruptura?
Leão (onde está o sol e a cabeça do dragão neste eclipse da Lua) é o mais nobre e régio de todos os signos. Então, durante a fase mais reactiva, instável e imprevisível deste eclipse, durante os próximos meses em que o eclipse vai surtindo efeitos e (porque não?) durante o resto da vida, assume a tua majestade. Um verdadeiro rei (uma rainha) não se auto-agride, não se exalta, nem se passa, antes decide, responde e governa com confiança, serenidade e graça.